Antes de uma decisão sanitária chegar ao frigorífico, alguém precisava produzir o conhecimento capaz de sustentá-la.
Era preciso investigar doenças.
Cultivar microrganismos.
Examinar tecidos.
Formar pesquisadores.
Criar laboratórios.
Organizar serviços veterinários.
Transformar observações científicas em conhecimento aplicável pelo Estado.
Entre os médicos-veterinários que participaram dessa construção no Brasil, Argemiro de Oliveira ocupa uma posição singular.
Sua trajetória atravessou praticamente todas as grandes estruturas da Medicina Veterinária brasileira da primeira metade do século XX.
Foi integrante da geração pioneira formada em 1919.
Participou da valorização da Medicina Veterinária dentro do Ministério da Agricultura.
Dirigiu o Serviço de Defesa Sanitária Animal.
Assumiu a direção do Instituto de Biologia Animal.
Participou da organização profissional da categoria.
Ajudou a construir a Escola Fluminense de Medicina Veterinária.
Formou e selecionou pesquisadores.
E, décadas depois, chegaria à cúpula da Universidade Federal Fluminense.
Sua história conecta três mundos fundamentais:
laboratório;
administração pública;
universidade.
E é justamente nessa interseção que encontramos sua importância para a genealogia da inspeção federal brasileira.
1919: uma geração que entraria para a história
Miguel Cione Pardi preservou um registro precioso sobre Argemiro.
Quando recordou os pioneiros da Medicina Veterinária brasileira, mencionou a turma de 1919 da Escola Superior de Agricultura e Veterinária.
Entre seus formandos estavam:
Argemiro de Oliveira;
Augusto de Oliveira Lopes;
Henrique Blanc de Freitas;
Sylvio Torres.
Na fotografia daquela turma, Octávio Dupont teria registrado uma frase que Pardi repetiria muitas décadas depois:
“Não creiais na esterilidade do dever.”
Pardi utilizou essa lembrança justamente ao reconstruir a geração que o antecedeu e que ajudou a estruturar a profissão dentro do Estado brasileiro.
A coincidência dos nomes não é pequena.
Augusto se tornaria dirigente da inspeção.
Henrique Blanc transitaria entre sanidade, fronteiras e produtos de origem animal.
Sylvio Torres teria importante carreira científica e acadêmica.
E Argemiro se projetaria especialmente pelo eixo:
sanidade → laboratório → pesquisa → ensino → administração.
Antes do Instituto de Biologia Animal: a defesa sanitária
Uma descoberta particularmente importante está nos registros de 1934.
Naquele ano, a documentação registra que Argemiro de Oliveira foi dispensado do cargo em comissão de:
Diretor do Serviço de Defesa Sanitária Animal
e imediatamente nomeado:
Diretor do Instituto de Biologia Animal.
Esse movimento é extremamente revelador.
Antes de comandar o grande centro científico veterinário do Ministério, Argemiro havia dirigido a estrutura responsável pela defesa sanitária dos rebanhos.
Isso significa que ele conhecia os dois lados do problema:
o campo
e
o laboratório.
O que era a defesa sanitária animal?
A defesa sanitária precisava responder a perguntas concretas.
Onde existe doença?
Qual o agente?
Como ela se transmite?
É necessário interditar?
Vacinar?
Isolar?
Desinfetar?
Restringir trânsito?
Para responder adequadamente, o Estado precisava de algo além da observação clínica.
Precisava de ciência.
E é justamente nesse ponto que a carreira de Argemiro muda de escala.
1934: o Instituto de Biologia Animal
Quando Argemiro assume o Instituto de Biologia Animal — IBA, passa a dirigir uma das mais importantes estruturas científicas veterinárias do Ministério da Agricultura.
O Instituto estava vinculado ao Departamento Nacional da Produção Animal.
Sua estrutura reunia atividades relacionadas a:
patologia animal;
microbiologia;
investigação científica;
produtos de origem animal;
experimentação;
diagnóstico;
formação técnica.
A própria documentação oficial de 1935 demonstra a existência, dentro do Instituto, de laboratórios de microbiologia vinculados às seções de:
Patologia Animal
e
Produtos de Origem Animal.
Essa conexão é central para nossa história.
No mesmo Instituto conviviam:
doença animal
e
alimento de origem animal.
A ciência por trás da inspeção
Aqui começamos a enxergar a importância de Argemiro para nossa genealogia do SIF.
O inspetor que examinava uma carcaça precisava interpretar aquilo que via.
Uma lesão poderia indicar:
infecção;
parasitose;
processo inflamatório;
doença sistêmica;
alteração localizada;
ou condição sem importância sanitária relevante.
A macroscopia era fundamental.
Mas tinha limites.
Para desenvolver conhecimento mais seguro era necessário recorrer a:
histopatologia;
bacteriologia;
microbiologia;
experimentação;
pesquisa.
Instituições como o IBA ajudavam justamente a produzir essa retaguarda científica.
Não era apenas um laboratório de defesa animal
O documento de 1935 é particularmente esclarecedor.
O Ministério organizou concurso para ajudante do Laboratório de Microbiologia das Seções de Patologia Animal e Produtos de Origem Animal do Instituto de Biologia Animal.
A banca seria presidida pelo próprio:
Dr. Argemiro de Oliveira, diretor do Instituto.
Entre os integrantes estavam:
Joaquim Olegário da Silva Júnior;
Cícero de Moura Neiva;
José Barbosa da Cunha;
Jorge de Sá Earp;
e Otto de Magalhães Pecego, então inspetor-chefe da Inspetoria Regional do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal em São Paulo.
Observe a composição.
Laboratório.
Escola de Veterinária do Exército.
Instituto Butantan.
Produtos de origem animal.
Inspeção regional.
É praticamente uma fotografia da rede científica veterinária brasileira daquele período.
Argemiro presidia a seleção de quem faria ciência
O mesmo ato designou outra banca, também presidida por Argemiro, para selecionar profissional para a Estação Experimental de Deodoro.
Nela aparecem novamente pesquisadores e especialistas da Medicina Veterinária, inclusive Henrique Blanc de Freitas e Sylvio Torres.
Isso revela uma função de enorme importância.
Argemiro não estava apenas produzindo ciência.
Estava ajudando a decidir quem entraria nas estruturas científicas do Estado.
Ou seja:
também formava institucionalmente a geração seguinte.
O laboratório e o fiscal
É tentador imaginar essa relação de maneira simples:
o fiscal encontrava uma lesão;
mandava a amostra;
Argemiro dizia o que fazer.
A realidade institucional era mais complexa.
O IBA não substituía o julgamento do inspetor.
E o inspetor não dependia de confirmação laboratorial para todas as decisões.
Mas havia uma relação fundamental entre esses dois mundos.
O laboratório produzia conhecimento sobre:
doenças;
microrganismos;
patologia;
produtos;
métodos diagnósticos.
A inspeção aplicava esse conhecimento no território e dentro das indústrias.
Uma estrutura alimentava a outra.
A verdadeira transformação
É justamente aqui que devemos evitar uma simplificação histórica.
Argemiro não “acabou com o olhômetro” da inspeção.
A inspeção macroscópica continuaria sendo — e continua sendo — fundamental.
O que sua geração ajudou a fazer foi diferente:
acrescentar ciência laboratorial ao julgamento sanitário.
A inspeção deixava progressivamente de depender apenas da experiência individual.
Passava a possuir:
literatura;
patologia;
microbiologia;
laboratórios;
métodos;
pesquisa.
É um salto institucional muito mais importante.
1932–1934: a Veterinária conquista o Ministério
Argemiro também participou de outro movimento decisivo.
Segundo Miguel Cione Pardi, antes da gestão de Juarez Távora, iniciada em 1932, o médico-veterinário ainda não ocupava dentro do Ministério da Agricultura o espaço correspondente à importância de suas funções.
Pardi atribui à liderança de Guilherme Edelberto Hermsdorff, com participação de:
Argemiro de Oliveira;
Augusto de Oliveira Lopes;
Belisário Alves Fernandes Távora;
Henrique Blanc de Freitas;
Nilo Garcia Carneiro;
Taylor Ribeiro de Mello;
entre outros,
um papel importante nessa transformação.
O período culminou, entre outras conquistas, na regulamentação da profissão pelo Decreto nº 23.133, de 9 de setembro de 1933, e na reorganização do Ministério com a criação do Departamento Nacional da Produção Animal.
Argemiro aparece, portanto, não apenas como pesquisador.
Aparece como participante da própria construção política e administrativa do espaço profissional veterinário.
Do Serviço de Defesa Sanitária ao Instituto de Biologia Animal
Sua própria carreira materializa essa transformação.
Primeiro:
direção da Defesa Sanitária Animal.
Depois:
direção do Instituto de Biologia Animal.
É quase uma síntese institucional.
Problema no campo.
Investigação no laboratório.
Conhecimento retornando ao Estado.
1936: presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária
Argemiro também ocupou posição de liderança na organização profissional.
Em 1936, aparece como presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.
Na mesma diretoria estavam:
Américo Braga — vice-presidente;
Belisário Távora — secretário-geral;
Henrique Blanc de Freitas — secretário das sessões;
Lauro Sodré Vianna — bibliotecário-arquivista;
Taylor Ribeiro de Mello — tesoureiro.
Mais uma vez encontramos os mesmos personagens.
Não por acaso.
Era uma geração relativamente pequena de profissionais que simultaneamente:
dirigia serviços públicos;
ensinava;
pesquisava;
organizava associações;
construía instituições.
A Escola Fluminense de Medicina Veterinária
Em 11 de março de 1936, outra instituição fundamental começaria sua trajetória em Niterói:
a Escola Fluminense de Medicina Veterinária.
Documentação histórica da atual Universidade Federal Fluminense inclui Argemiro entre os nomes que participaram ativamente da materialização da instituição.
Ao seu lado aparecem:
Moacyr Alves de Souza;
Guilherme Hermsdorff;
Geneville Hermsdorff;
Nilo Garcia Carneiro;
Taylor Ribeiro de Mello;
Henrique Blanc de Freitas;
Oscar Fleury Nunes;
Sylvio Torres;
entre outros.
Portanto, é correto situar Argemiro entre os fundadores e construtores da Escola Fluminense.
Por que criar outra escola veterinária?
O país precisava multiplicar seus profissionais.
Um serviço veterinário nacional dependia de:
gente formada;
professores;
laboratórios;
pesquisadores;
inspetores;
sanitaristas.
Não era possível ampliar defesa animal e inspeção sem ampliar também a capacidade de formar veterinários.
É por isso que ensino e serviço público aparecem tão ligados nessa geração.
O professor e o diretor eram a mesma pessoa
Hoje podemos imaginar duas carreiras distintas:
um pesquisador universitário;
e um alto funcionário do Ministério.
Na geração de Argemiro, esses mundos frequentemente se encontravam no mesmo profissional.
Ele dirigia uma instituição científica federal.
Participava da organização profissional.
E ajudava a construir uma escola veterinária.
Esse trânsito produzia algo valioso:
o problema observado no serviço público podia chegar à sala de aula.
E o conhecimento acadêmico podia voltar ao serviço público.
O IBA dentro da rede científica nacional
Outro aspecto interessante aparece em 1941.
Uma notícia registra que o ministro da Agricultura despachava com diversos dirigentes do Departamento Nacional da Produção Animal.
Entre eles estavam responsáveis por:
Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal;
Divisão de Fomento;
e
Argemiro de Oliveira, pelo Instituto de Biologia Animal.
Essa imagem administrativa é reveladora.
O IBA não era uma estrutura periférica.
Seu diretor estava inserido no núcleo superior de gestão da produção animal brasileira.
1942 e 1944: uma direção prolongada
Documentação ministerial de 1942 registra Paulo Dacorso Filho sendo designado para substituir o diretor do Instituto de Biologia Animal, Argemiro de Oliveira, durante suas ausências e impedimentos.
Em 1944, encontramos situação semelhante, desta vez com Agostinho Lombardo sendo indicado como substituto.
Esses documentos demonstram que Argemiro permaneceu na direção do Instituto durante período prolongado.
Não se tratou de passagem breve.
Ele acompanhou anos cruciais de expansão da pecuária, da ciência veterinária e da indústria brasileira de produtos de origem animal.
A Segunda Guerra Mundial
Essa permanência coincide com um período extraordinariamente complexo.
Entre 1939 e 1945, a Segunda Guerra Mundial alterou:
produção;
abastecimento;
comércio;
demanda de carne;
exportações;
indústria de conservas.
O Brasil precisou ampliar capacidade produtiva e industrial.
Nesse cenário, a sanidade dos rebanhos e a qualidade dos produtos ganhavam importância econômica ainda maior.
A presença de uma estrutura científica veterinária federal robusta tornava-se estratégica.
O Instituto como retaguarda científica
Aqui podemos estabelecer a conexão com o SIF de maneira precisa.
O Instituto de Biologia Animal contribuía para a construção do conhecimento necessário às políticas de:
defesa sanitária;
patologia;
microbiologia;
produtos de origem animal.
Isso fornecia uma retaguarda científica para um Estado que precisava fiscalizar uma indústria cada vez mais complexa.
Não devemos transformar Argemiro no autor individual de cada método de inspeção.
Mas podemos dizer algo historicamente mais sólido:
ele dirigiu uma das instituições responsáveis por produzir a ciência veterinária utilizada pelo próprio Estado brasileiro durante a consolidação da inspeção e da defesa sanitária.
Da lesão ao conhecimento
Imagine um achado observado repetidamente em diferentes frigoríficos.
Um inspetor registra.
Outro encontra situação semelhante.
Amostras podem ser estudadas.
Patologistas investigam.
Microbiologistas identificam agentes.
Trabalhos são publicados.
O conhecimento circula.
Professores ensinam.
Novos inspetores aprendem.
A decisão deixa progressivamente de depender somente da memória de um profissional.
Passa a integrar um corpo de conhecimento.
Esse processo é uma das bases de qualquer sistema moderno de inspeção.
Argemiro estava numa posição privilegiada dentro dessa cadeia.
Produtos de origem animal dentro do Instituto
A própria existência de uma Seção de Produtos de Origem Animal no IBA merece destaque especial.
Ela demonstra que pesquisa veterinária e alimentos já estavam institucionalmente conectados.
Não havia uma fronteira absoluta entre:
animal vivo;
doença;
carcaça;
produto.
O sistema começava a enxergar a cadeia de maneira integrada.
Ciência antes de Saúde Única
Hoje poderíamos reconhecer nessa integração elementos compatíveis com aquilo que chamamos de Saúde Única.
Mas seria anacrônico afirmar que Argemiro praticava “One Health” no sentido contemporâneo.
O que podemos dizer é que sua trajetória expressa uma lógica que hoje consideramos fundamental:
saúde animal, produção de alimentos e saúde pública estão biologicamente conectadas.
A progressão funcional
Argemiro também aparece nos documentos da carreira de Veterinário Sanitarista.
Em abril de 1943, concorria à promoção da:
Classe L para a Classe M.
Na relação por merecimento absoluto, aparece imediatamente depois de Belisário Alves Fernandes Távora, com pontuação muito elevada.
Na mesma lista encontramos:
Taylor Ribeiro de Mello;
Carlos de Freitas Lima;
João Cláudio de Lima;
entre outros.
Esse registro demonstra novamente que, mesmo ocupando posição de direção, Argemiro mantinha vínculo com uma carreira técnica estruturada.
Cargo e carreira não são a mesma coisa
Assim como vimos no caso de Augusto de Oliveira Lopes, é importante distinguir:
classe funcional
de
cargo de direção.
Argemiro podia pertencer à carreira de Veterinário Sanitarista em determinada classe e simultaneamente exercer, em comissão, o cargo de diretor do Instituto de Biologia Animal.
A direção não era simplesmente “a próxima letra da carreira”.
Era outra responsabilidade administrativa.
E o Padrão O?
O material-base associa Argemiro posteriormente ao Padrão O.
Esse tipo de referência exige atenção porque, ao longo das reformas do funcionalismo federal, nomenclaturas de classes, padrões e cargos foram alteradas.
Portanto, ao incorporar essa etapa à biografia definitiva, o ideal é vinculá-la ao ato funcional específico correspondente.
O que já está seguro é sua ascensão às posições superiores da carreira e sua longa permanência na direção do IBA.
A alegada missão a Belo Horizonte em 1942
O material-base também atribui a Argemiro uma missão em Belo Horizonte, em 1942, destinada a examinar instalações industriais e de laticínios.
Nesta pesquisa, ainda não localizamos o ato primário que descreva de maneira suficientemente detalhada essa missão e os objetivos atribuídos a ela.
Por isso, não é prudente afirmar que ele tenha pessoalmente “desenhado os planos de adequação tecnológica e higiênica” das indústrias mineiras.
Essa passagem deve permanecer em investigação.
Nosso método exige exatamente isso:
quando sabemos, afirmamos.
Quando a fonte ainda não é suficiente, sinalizamos.
O que podemos afirmar sem nenhuma necessidade de exagero
Não precisamos dessa missão para demonstrar sua importância.
Em meados da década de 1930 já temos:
direção da Defesa Sanitária Animal;
direção do Instituto de Biologia Animal;
seções de Patologia Animal e Produtos de Origem Animal;
presidência de bancas científicas;
participação na reorganização institucional da profissão;
presidência da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária;
participação na criação da Escola Fluminense.
É um conjunto excepcional.
Argemiro e Augusto: trajetórias paralelas
Há uma comparação particularmente interessante.
Augusto de Oliveira Lopes e Argemiro de Oliveira formaram-se na mesma geração.
Ambos aparecem na turma de 1919.
Ambos ingressaram na estrutura do Estado.
Mas suas trajetórias ganharam ênfases diferentes.
Augusto se projetou especialmente pela:
inspeção → administração → DIPOA.
Argemiro, pela:
defesa sanitária → laboratório → pesquisa → ensino.
São duas vertentes da mesma construção.
O inspetor precisava do laboratório
Um sistema moderno precisa das duas.
Sem inspeção:
o conhecimento não chega ao estabelecimento.
Sem laboratório:
a inspeção perde capacidade de aprofundar diagnósticos e produzir evidência.
Sem administração:
nenhum dos dois funciona nacionalmente.
É por isso que nossa genealogia começa a revelar uma estrutura muito interessante.
Não estamos encontrando uma sequência de “fundadores”.
Estamos encontrando uma rede de competências complementares.
Pardi e a geração de 1919
Miguel Cione Pardi reconhecia claramente essa geração como anterior à sua.
Quando reconstituiu o fortalecimento da Medicina Veterinária dentro do Ministério, citou Argemiro entre aqueles que ajudaram Guilherme Hermsdorff na conquista de espaço institucional.
Isso importa porque Pardi não falava apenas como historiador.
Ele era integrante da geração seguinte.
Viu parte dessa transição acontecer.
O conhecimento passa de uma geração para outra
Talvez essa seja uma das principais chaves da série.
Rebourgeon trouxe uma tradição científica.
Muniz de Aragão ampliou bacteriologia e Veterinária Militar.
Parreiras Horta fortaleceu laboratório e defesa sanitária.
Argemiro herdou esse ambiente e ajudou a institucionalizá-lo dentro do Ministério.
Pardi receberia parte dessa herança.
Iacir transformaria conhecimento em padronização operacional.
Elmo aproximaria inspeção e tecnologia.
A história avança por transmissão.
A Universidade ainda estava no futuro
Argemiro, porém, teria uma segunda vida institucional.
Décadas depois de ajudar a construir estruturas veterinárias dentro do Ministério e do ensino, seu nome reapareceria na administração universitária.
A antiga Escola Fluminense de Medicina Veterinária passaria por:
reconhecimento;
federalização;
incorporação universitária.
E se tornaria parte da instituição que hoje conhecemos como Universidade Federal Fluminense.
1965: Argemiro assume a Reitoria
A documentação histórica da própria UFF registra que Argemiro era Vice-Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro — Uferj.
Em 3 de setembro de 1965, após a exoneração do reitor Deoclécio Dantas, Argemiro assumiu a condução da Reitoria.
Permaneceu nessa função até 1966.
Esse detalhe merece precisão.
Não devemos dizer simplesmente que ele foi “eleito Reitor”.
Ele era Vice-Reitor e assumiu a Reitoria dentro de uma situação institucional específica, permanecendo à frente da Universidade durante a transição.
Um detalhe histórico extraordinário
Foi justamente naquele período que a:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
passou a utilizar a denominação:
Universidade Federal Fluminense.
Portanto, o médico-veterinário que décadas antes havia ajudado a fundar uma escola veterinária participou, já no final da carreira, da direção da universidade que incorporaria aquela tradição.
É uma espécie de círculo institucional.
Do aluno de 1919 ao reitor em 1965
Observe a trajetória.
1919 — médico-veterinário.
Depois:
serviço público;
defesa sanitária;
Instituto de Biologia Animal;
Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária;
Escola Fluminense.
E finalmente:
1965 — Reitoria.
Poucas biografias expressam de maneira tão clara o crescimento institucional da própria Medicina Veterinária brasileira.
A Escola que ele ajudou a criar passou a fazer parte da Universidade que ele dirigiu
Essa talvez seja uma das imagens mais fortes da trajetória de Argemiro.
Em 1936, participa da construção da Escola Fluminense de Medicina Veterinária.
Quase trinta anos depois, torna-se Vice-Reitor e assume a condução da universidade à qual aquela escola havia sido incorporada.
É uma trajetória institucional rara.
A memória preservada
Seu nome permanece também na memória acadêmica.
O Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF, possui o Anfiteatro Argemiro de Oliveira, utilizado ao longo dos anos para atividades acadêmicas e institucionais.
Além disso, Argemiro de Oliveira figura como Patrono da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.
São marcas de uma trajetória reconhecida posteriormente pela própria comunidade científica.
Argemiro “criou” a ciência da inspeção?
Não.
E não precisamos dizer isso.
A ciência veterinária brasileira é resultado de muitas gerações.
Também não devemos atribuir ao diretor do IBA individualmente todos os trabalhos produzidos por pesquisadores do Instituto durante sua administração.
A direção cria condições.
Os cientistas realizam pesquisas.
Os técnicos executam análises.
As instituições acumulam conhecimento.
O mérito histórico de Argemiro está justamente em ter ocupado posição central dentro dessa estrutura.
O IBA era a “espinha dorsal científica do SIF”?
A expressão é boa narrativamente, mas exige qualificação.
O Instituto de Biologia Animal era uma das principais estruturas científicas do Departamento Nacional da Produção Animal e possuía atividades diretamente relacionadas à patologia e aos produtos de origem animal.
Portanto, fornecia conhecimento científico relevante ao ecossistema no qual a inspeção federal estava inserida.
Mas o SIF também dependia de:
inspetorias regionais;
laboratórios;
universidades;
outras instituições de pesquisa;
Serviço de Inspeção;
profissionais nos estabelecimentos.
Assim, a formulação historicamente mais precisa é:
o IBA constituiu uma das principais bases científicas e laboratoriais da estrutura veterinária federal que sustentava a defesa sanitária e a inspeção de produtos de origem animal.
E as condenações de carcaças?
Também aqui precisamos separar os níveis.
O julgamento sanitário das carcaças era realizado pelos profissionais da inspeção segundo:
normas;
conhecimento científico;
achados ante mortem;
achados post mortem;
experiência;
e, quando necessário, apoio laboratorial.
Pesquisas realizadas por instituições como o IBA contribuíam para ampliar esse conhecimento.
Mas não devemos afirmar, sem documentação específica, que cada regra de condenação nasceu diretamente de um laudo do Instituto.
O processo era mais complexo e coletivo.
E as conservas?
A mesma cautela vale para:
corned beef;
embutidos;
esterilização;
botulismo.
A expansão da indústria exigia cada vez mais microbiologia e tecnologia de alimentos.
O IBA possuía uma Seção de Produtos de Origem Animal, o que demonstra institucionalmente essa preocupação.
Mas testes específicos, métodos, circulares e atribuições precisam ser vinculados às respectivas fontes antes de serem creditados pessoalmente à administração de Argemiro.
Isso torna sua história menor?
Exatamente o contrário.
Retirar atribuições que ainda não conseguimos provar revela um personagem mais interessante.
Porque sua grande contribuição não foi uma descoberta isolada.
Foi participar da construção de instituições capazes de continuar produzindo conhecimento depois dele.
Esse é um legado muito maior.
O lugar de Argemiro na nossa genealogia
Agora conseguimos posicioná-lo melhor entre os personagens da inspeção.
Claude Rebourgeon — introdução precoce da ciência veterinária experimental.
Muniz de Aragão — bacteriologia, Veterinária Militar e defesa animal.
Parreiras Horta — laboratório, microbiologia e Estado sanitário.
Franklin de Almeida — carne como objeto científico e regulatório.
Argemiro de Oliveira — institucionalização da ciência veterinária dentro do Estado.
Otto Pecego — territorialização da inspeção.
Henrique Blanc — integração entre sanidade, fronteira e inspeção.
Belisário Távora — integração entre defesa sanitária, inspeção e planejamento frigorífico.
José Januário Carneiro Filho — estrutura regional e especialização em laticínios.
Augusto de Oliveira Lopes — gestão nacional do sistema.
Miguel Cione Pardi — cientificização e sistematização doutrinária.
Iacir Francisco dos Santos — diagnóstico e padronização.
Elmo Rampini de Souza — tecnologia dos produtos.
José Christovam Santos — engenharia sanitária e organização industrial.
Argemiro possui, portanto, uma identidade muito própria:
o laboratório como instituição de Estado.
O verdadeiro legado de Argemiro de Oliveira
Sua contribuição pode ser compreendida em sete dimensões.
A primeira é sanitária.
Dirigiu o Serviço de Defesa Sanitária Animal.
A segunda é científica.
Dirigiu o Instituto de Biologia Animal durante um período prolongado.
A terceira é laboratorial.
Comandou uma instituição que reunia patologia, microbiologia e estudos relacionados aos produtos de origem animal.
A quarta é profissional.
Participou da geração que ampliou o espaço da Medicina Veterinária dentro do Ministério da Agricultura e presidiu a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária.
A quinta é formadora.
Presidiu processos seletivos científicos e participou da construção da Escola Fluminense de Medicina Veterinária.
A sexta é acadêmica.
Sua trajetória se estendeu da criação da escola veterinária à administração universitária.
A sétima é institucional.
Chegou à Vice-Reitoria e assumiu a condução da futura Universidade Federal Fluminense em 1965.
Mais do que um cientista de laboratório
Argemiro não cabe apenas nessa definição.
Foi também administrador.
Professor.
Dirigente profissional.
Construtor institucional.
Isso é importante porque ciência aplicada ao Estado depende de organização.
Um excelente laboratório sem estrutura administrativa não produz política pública.
Uma política pública sem ciência corre o risco de se transformar em burocracia vazia.
Argemiro viveu justamente entre esses dois mundos.
Do campo para o laboratório e do laboratório para a sala de aula
Talvez possamos resumir sua trajetória assim:
defesa sanitária → laboratório → pesquisa → ensino → universidade.
É uma sequência singular.
E cada etapa alimentou a seguinte.
Além do Carimbo
Quando um inspetor toma uma decisão sanitária, vemos apenas o momento final.
A carcaça está diante dele.
O produto está sobre a mesa.
A decisão precisa ser tomada.
Mas atrás daquele julgamento existe uma enorme cadeia invisível.
Alguém estudou aquela doença.
Alguém examinou tecidos.
Alguém cultivou bactérias.
Alguém comparou lesões.
Alguém publicou resultados.
Alguém ensinou aquele conhecimento.
Alguém organizou um laboratório.
Alguém criou uma escola.
Argemiro de Oliveira pertence à geração que ajudou a construir essa infraestrutura invisível.
Começou sua carreira quando a Medicina Veterinária brasileira ainda conquistava espaço institucional.
Dirigiu a defesa sanitária.
Passou para o laboratório.
Ajudou a organizar a profissão.
Participou da criação de uma escola veterinária.
Formou pesquisadores.
E, décadas depois, assumiu a condução da própria universidade que incorporaria essa tradição.
Sua obra não está condensada em uma única norma.
Nem em um único diagnóstico.
Está espalhada pelas instituições que ajudou a construir.
Talvez por isso sua trajetória revele tão bem uma verdade essencial:
antes de existir um carimbo confiável, precisa existir conhecimento confiável.
E antes de existir conhecimento confiável, alguém precisa construir as instituições capazes de produzi-lo.
Esse foi um dos papéis do Dr. Argemiro de Oliveira.
Mais um dos personagens fundamentais da história que existe Além do Carimbo.
Fontes e referências
PARDI, Miguel Cione. Entrevista publicada na Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária, ano 6, nº 21, 2000. Registra Argemiro entre os formandos de 1919 e entre os veterinários ligados à valorização institucional da profissão no Ministério da Agricultura.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA / registros de 1934. Documentação contemporânea registra a dispensa de Argemiro da direção do Serviço de Defesa Sanitária Animal e sua nomeação para dirigir o Instituto de Biologia Animal.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, 21 de junho de 1935. Registra Argemiro como diretor do Instituto de Biologia Animal e presidente de bancas para os laboratórios de Microbiologia das seções de Patologia Animal e Produtos de Origem Animal e para a Estação Experimental de Deodoro.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA — Boletins de Pessoal de 1942 e 1944. Documentam Argemiro ainda na direção do Instituto de Biologia Animal e as designações de substitutos durante seus impedimentos.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA — Boletim do Pessoal de 1943. Registra Argemiro entre os Veterinários Sanitaristas Classe L na progressão para a Classe M por merecimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE — Memória UFF. Inclui Argemiro entre os profissionais que participaram da materialização da Escola Fluminense de Medicina Veterinária.
CARVALHO, Raul Ribeiro de. Estudo histórico sobre o ensino veterinário. Relaciona Argemiro entre os fundadores da sociedade civil responsável pela criação da Escola Fluminense de Medicina Veterinária em 1936.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE — Linha do Tempo. Registra que o Vice-Reitor Argemiro de Oliveira assumiu a condução da Reitoria em 3 de setembro de 1965, permanecendo até 1966, no período de transição para a denominação Universidade Federal Fluminense.
ACADEMIA BRASILEIRA DE MEDICINA VETERINÁRIA. Argemiro de Oliveira figura como Patrono da Cadeira nº 23.




Deixe um comentário