Quatro swabs a cada coleta: os EUA põem a caça à Listeria na rotina do inspetor

O Serviço de Inspeção e Segurança dos Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-FSIS) vai lançar um programa nacional de amostragem ambiental de Listeria em estabelecimentos que processam frios prontos para consumo, segundo a Food Safety News, em reportagem de 13 de outubro de 2026. Depois de um piloto nos distritos de Alameda, Chicago e Raleigh, cujos resultados ainda não foram publicados, a implantação será escalonada pelos nove distritos do FSIS entre janeiro e março de 2027. A cada coleta de amostra de produto já prevista na rotina, o próprio inspetor da planta coletará quatro swabs ambientais: dois de superfícies que entram em contato com o alimento e dois de superfícies sem contato. Cada amostra será analisada para Listeria monocytogenes e para outras espécies do gênero. Quando houver L. monocytogenes, a cepa passará por sequenciamento genômico completo, para comparação com casos de doença notificados e com resultados históricos.

Por que importa para o Brasil

A mudança mais importante não é o swab, é quem o coleta e com que regularidade. Até aqui, a amostragem ambiental oficial nos EUA era uma atividade especializada, feita por investigadores em intervalos irregulares. Agora passa a fazer parte da rotina da inspeção. O programa integra uma série de mudanças na supervisão da Listeria após o surto de 2024 ligado aos frios da Boar’s Head, cuja revisão de registros apontou um histórico de falhas sanitárias na planta da empresa na Virgínia que não foram resolvidas apesar de repetidas constatações de inspetores. Segundo o FSIS, os objetivos são identificar possíveis pontos de abrigo da bactéria, avaliar a eficácia da higienização em cada estabelecimento e enxergar tendências nacionais.

No Brasil, a base normativa existe há 17 anos. A Instrução Normativa MAPA nº 9, de 8 de abril de 2009, institui os procedimentos de controle da L. monocytogenes em produtos de origem animal prontos para o consumo com pH acima de 4,4, atividade de água acima de 0,92 ou teor de sal abaixo de 10%. Ela exige que BPF, PPHO e APPCC considerem esse perigo, que as empresas mantenham monitoramento do ambiente de processamento para L. monocytogenes ou Listeria spp. e que revisem o autocontrole quando houver detecção no produto. O controle oficial previsto na norma combina coleta oficial de amostras, enviadas à rede de laboratórios agropecuários, inspeção do processo e revisão dos registros. O que a IN não define são pontos de coleta, tipo de superfície ou frequência do monitoramento ambiental, nem prevê sequenciamento genômico de rotina.

A diferença, portanto, não é de princípio, é de desenho. O modelo americano coloca o serviço oficial para gerar, com regularidade e método padronizado, um dado ambiental que hoje, no Brasil, depende essencialmente do autocontrole. E liga esse dado à vigilância de doenças por meio do genoma, transformando uma cepa encontrada num ralo num possível elo com pacientes. Isso tem relevância direta para o país: estudos brasileiros já discutidos neste canal encontraram Listeria em frios do varejo e em carne de frango mecanicamente separada, um insumo de muitos embutidos.

O que observar daqui para frente

Primeiro, a publicação dos resultados do piloto, que dirá quanto o novo desenho efetivamente encontra a mais do que o anterior. Segundo, a reação das empresas exportadoras brasileiras de produtos prontos para consumo aos EUA, que tendem a ser cobradas por evidências equivalentes. A própria reportagem lista o que a indústria deve fazer antes da nova amostragem: revisar o programa de monitoramento ambiental e seus históricos, avaliar a capacidade de investigação de causa raiz e garantir que sabe interpretar resultados de sequenciamento genômico. Terceiro, se o debate chegar ao Brasil: uma revisão da IN 9/2009 poderia aproveitar a experiência americana para definir critérios mínimos de amostragem ambiental e o papel do serviço oficial nela.

O consumidor vê o alimento. A inspeção vê o caminho que ele percorreu, inclusive o ralo, a esteira e a fresta onde a Listeria gosta de morar.

Referências

Leia também no Além do Carimbo: “O perigo mora no ralo: por que o mundo decidiu procurar a Listeria antes que ela chegue ao alimento”; “O mesmo patógeno, duas réguas: por que Europa e Estados Unidos tratam a Listeria de formas tão diferentes — e onde o Brasil se encaixa”; “11 em 13: o que a Listeria na carne mecanicamente separada revela”.

Comentários

Deixe um comentário

Veja também

Ver tudo [ -> ]

Descubra mais sobre ALÉM DO CARIMBO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo