Em muitas cozinhas brasileiras, a regra é antiga e não admite exceção: carne de porco só vai à mesa depois de bem passada, sem nenhum sinal de rosado — de preferência, seca. Junto com a regra vem a explicação, quase sempre a mesma: “porco dá solitária”. Para algumas famílias, a carne suína é, por definição, a mais perigosa do açougue.
O medo não nasceu do nada, e por isso merece respeito. Ele vem de um tempo em que o porco era criado solto no quintal, comendo restos e, muitas vezes, tendo contato com esgoto a céu aberto. Nesse cenário, a solitária era um risco real. A pergunta é: o que mudou desde então — e o que continua igual?
O que a ciência e a norma dizem
A “solitária” é a tênia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a Taenia solium, a tênia do porco, se instala no intestino humano quando a pessoa come carne suína crua ou malpassada contendo cistos do parasita. Esse quadro, a teníase, costuma ter poucos sintomas.
O problema mais grave é outro, a cisticercose, e aqui está o detalhe que quase ninguém conhece: ela não vem da carne. A pessoa desenvolve cisticercose ao engolir ovos da tênia, eliminados nas fezes de alguém infectado — por mãos mal lavadas, água ou alimentos contaminados. Quando as larvas se alojam no cérebro (neurocisticercose), podem causar convulsões e, segundo a OMS, respondem por cerca de 30% dos casos de epilepsia em países onde a doença é endêmica. O porco também se infecta assim: comendo fezes humanas com ovos. É por isso que a OMS associa a doença a comunidades onde pessoas e porcos criados soltos convivem sem saneamento.
Na suinocultura tecnificada brasileira, a realidade é outra. Os animais são criados confinados, com ração controlada e acompanhamento veterinário. A própria norma reconhece essa diferença: a Instrução Normativa nº 79/2018, do Ministério da Agricultura, que estabeleceu a inspeção ante e post mortem de suínos com base em risco, se aplica a animais criados em confinamento sob sistemas de integração, cooperativas ou criadores registrados, com controle veterinário — e exclui expressamente suínos criados soltos ou asselvajados. Nos abatedouros sob inspeção oficial, os animais e as carcaças são examinados antes e depois do abate.
Outro parasita costuma entrar na conversa: a Trichinella, causadora da triquinelose. Material educativo da Embrapa Suínos e Aves informa que o parasita nunca foi detectado em suínos domésticos no Brasil, onde o monitoramento é feito nos abatedouros. Ele circula, porém, na fauna silvestre, e o javali é uma fonte possível de infecção.
Onde está o grão de verdade
O mito erra na generalização, mas acerta em dois pontos.
Primeiro: a origem importa. Carne de porco de abate clandestino, de animal criado solto ou de caça (como o javali) não passou por nenhum controle. É nessa carne que os riscos parasitários antigos continuam vivos. O mesmo material da Embrapa lembra que salgar, defumar ou curar não mata a Trichinella, e que o congelamento não é um método confiável de prevenção.
Segundo: como qualquer carne, a suína precisa de cozimento adequado — não por causa da solitária, mas porque bactérias como a Salmonella e vírus como o da hepatite E podem estar presentes em carnes e embutidos crus. A boa notícia é que “adequado” não significa “esturricado”.
Em 2011, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revisou sua recomendação para cortes inteiros de carne suína: de 71 °C (160 °F) passou para 63 °C (145 °F) no centro da peça, seguidos de três minutos de descanso. A agência concluiu que esse procedimento é tão seguro quanto o anterior e observou que a carne pode continuar levemente rosada. Carnes moídas — como hambúrguer e linguiça fresca — seguem com recomendação mais alta, de 71 °C, porque a moagem espalha pela massa a contaminação que estava na superfície.
No Brasil, para restaurantes, cozinhas industriais e demais serviços de alimentação, a RDC nº 216/2004, da Anvisa, exige que o tratamento térmico garanta pelo menos 70 °C em todas as partes do alimento. É uma regra pensada para a escala e para a variabilidade de uma cozinha profissional, e funciona como referência segura também em casa.
Como explicar isso para alguém da família
Uma forma simples:
- “O perigo da solitária vinha do porco criado solto, sem cuidado. O porco de granja, que vem com carimbo de inspeção, é outra história.”
- “A cisticercose, que é a forma grave, não pega pela carne: pega pela falta de higiene, pelos ovos do parasita. Lavar as mãos protege mais do que torrar o lombo.”
- “Carne de porco precisa estar cozida como qualquer outra carne. Termômetro é melhor que o olho: a cor não diz se está segura.”
- “Linguiça fresca e carne moída pedem mais cuidado do que um lombo inteiro.”
- “Carne sem procedência e carne de caça, como o javali, merecem cautela redobrada — e defumar ou congelar não resolve.”
O perigo nem sempre tem cheiro, cor ou sabor. Mas também não mora onde a gente imagina por hábito. O consumidor vê o alimento. A inspeção vê o caminho que ele percorreu — do chiqueiro ao balcão.
Leia também no Além do Carimbo: “Hepatite E sem fígado: o que a ciência já sabe sobre o vírus em carnes e embutidos crus de porco” e “Lavar o frango antes de cozinhar deixa a carne mais segura? O gesto de família que espalha o que deveria eliminar”.
Referências
- Organização Mundial da Saúde — Taeniasis/cysticercosis (fact sheet, 11/01/2022) — https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/taeniasis-cysticercosis
- MAPA — Instrução Normativa nº 79, de 14 de dezembro de 2018 (inspeção ante e post mortem de suínos com base em risco) — https://wikisda.agricultura.gov.br/dipoa_baselegal/in_79-2018_inspeção_ante_e_post_mortem_em_suínos.pdf
- Kramer B, Trevisol IM, Silva VS. (2017). Triquinelose: saiba o que é e como proteger as criações de suínos e a sua saúde. Embrapa Suínos e Aves (Projeto Javali) — https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1082900/1/TriquineloseFinal02.pdf
- CIDRAP — USDA: 145 degrees is safe temp for pork (24/05/2011) — https://www.cidrap.umn.edu/foodborne-disease/usda-145-degrees-safe-temp-pork
- Anvisa — Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 (Boas Práticas para Serviços de Alimentação) — https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/res0216_15_09_2004.html





Deixe um comentário