Dr. José Januário Carneiro Filho — o inspetor que ajudou a transformar Minas Gerais em laboratório da inspeção de laticínios

Há personagens cuja importância histórica está associada a um único grande ato. José Januário Carneiro Filho pertence a outro tipo: sua influência nasceu da permanência.

Território seria Minas Gerais.

Um estado que já era um dos maiores produtores de leite do país e que se tornaria, sob a expansão da indústria de laticínios, um dos grandes laboratórios brasileiros da relação entre:

produção rural;

tecnologia de alimentos;

inspeção federal;

cooperativismo;

e saúde pública.

Foi nesse ambiente que José Januário construiu grande parte de sua trajetória.


Uma família ligada à educação e à ciência

José Januário Carneiro Filho nasceu em uma família mineira profundamente ligada ao ensino.

Registros genealógicos o identificam como filho de José Januário Carneiro, engenheiro formado pela Escola de Minas de Ouro Preto, professor durante décadas e fundador do Ginásio São José, em Ubá.

Entre os filhos daquela família estavam dois médicos-veterinários:

José Januário Carneiro Filho

e

Victor Carneiro.

Uma genealogia publicada ainda na primeira metade do século XX já os identificava expressamente como médicos-veterinários.

Esse ambiente familiar ajuda a contextualizar sua trajetória.

Mas, como em outros personagens desta série, origem familiar não explica automaticamente carreira.

O que interessa é o percurso técnico construído depois.


A geração que criou a inspeção regional

Miguel Cione Pardi, ao reconstruir a história da inspeção de produtos de origem animal no Brasil, colocou José Januário Carneiro Filho numa posição muito específica.

Segundo Pardi, entre os primeiros grandes chefes das Inspetorias Regionais destacaram-se:

Otto de Magalhães Pecego — São Paulo;

José Januário Carneiro Filho — Belo Horizonte;

Eduardo Ribeiro de Queiroz — Curitiba;

Paulo Fróes da Cruz — Porto Alegre.

Essa lista é historicamente importante porque ajuda a compreender uma etapa essencial da construção do sistema.

A inspeção federal precisava deixar de ser apenas uma administração central no Rio de Janeiro.

Precisava chegar ao território.


O que significa territorializar a inspeção?

Um país continental não pode administrar alimentos apenas da capital.

É preciso saber:

onde estão os estabelecimentos;

o que produzem;

quantos fiscais existem;

quais regiões precisam de supervisão;

quais problemas se repetem;

quais indústrias precisam de orientação;

onde estão as fábricas de leite;

onde estão os matadouros;

como distribuir pessoal.

As Inspetorias Regionais eram justamente esse braço territorial.

E José Januário foi um dos profissionais encarregados de transformar essa arquitetura em realidade.


Santos: uma afirmação que ainda exige cautela

O material-base apresenta José Januário como Inspetor-Chefe da Inspeção Veterinária do Porto de Santos no início da década de 1930.

Essa passagem é plausível e aparece associada a fontes históricas indicadas no levantamento inicial.

Entretanto, nesta etapa da pesquisa não conseguimos recuperar diretamente o documento primário correspondente na Hemeroteca Digital.

Por isso, eu não apresentaria ainda essa função como um dos pilares centrais da biografia sem nova conferência documental.

A atuação portuária pode permanecer como linha de investigação.

O que está muito mais solidamente documentado é sua longa trajetória em Minas Gerais.


1934: Belo Horizonte

Uma publicação de 1958, produzida quando José Januário ainda era reconhecido como uma das maiores autoridades brasileiras em laticínios, afirma que ele dirigia desde 1934 a Inspetoria Regional de Belo Horizonte.

A mesma fonte descreve essa Inspetoria como responsável pela supervisão da indústria leiteira de Minas Gerais.

Esse dado muda significativamente nossa leitura.

José Januário não chega a Minas em 1947.

Ele já estava lá havia mais de uma década.

Isso significa que acompanhou praticamente desde o início a industrialização leiteira moderna do estado.


Minas Gerais: o território do leite

Poucos lugares poderiam ser mais estratégicos para um inspetor de produtos de origem animal.

Minas Gerais possuía:

grande produção leiteira;

fazendas espalhadas por território extenso;

fábricas de queijo;

manteiga;

creme;

leite pasteurizado;

cooperativas;

usinas de beneficiamento.

O desafio sanitário era enorme.

O leite é um produto biologicamente complexo e altamente perecível.

Pode transportar agentes de doenças.

Pode sofrer adulteração.

Pode deteriorar rapidamente.

E sua qualidade final depende de uma cadeia inteira.


A inspeção começava muito antes da fábrica

Para garantir leite adequado não bastava examinar o produto acabado.

Era necessário observar:

saúde do rebanho;

ordenha;

higiene dos utensílios;

qualidade da água;

resfriamento;

transporte;

recepção;

pasteurização;

armazenamento;

embalagem.

É por isso que a indústria de laticínios se tornaria uma das áreas mais tecnicamente exigentes da inspeção.

José Januário se especializou justamente nesse campo.


1941: o chefe regional em atividade

Um Boletim de Pessoal do Ministério da Agricultura de 1941 registra claramente:

José Januário Carneiro Filho — Inspetor Classe L — chefe — sede em Belo Horizonte.

O documento informa inclusive deslocamento ao Rio de Janeiro para tratar de serviço junto à Diretoria da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Essa evidência é particularmente valiosa.

Ela nos permite vê-lo não como personagem retrospectivamente homenageado, mas como dirigente em pleno exercício.


A Inspetoria que ele comandava

O mesmo conjunto documental ajuda a enxergar a estrutura sob sua responsabilidade.

Em 1941 e 1942 aparecem inspetores subordinados sediados em diferentes regiões de Minas Gerais realizando inspeções em:

fábricas de laticínios;

estabelecimentos de produtos cárneos;

municípios espalhados pelo interior.

Há registros de missões em localidades como:

Três Corações;

Conceição do Rio Verde;

Lavras;

Carrancas;

Serro;

Rio Vermelho;

Guanhães;

Sabinópolis;

São João Evangelista;

Passa Tempo.

Isso mostra o desafio territorial.

José Januário não chefiava apenas um escritório em Belo Horizonte.

Coordenava uma rede de fiscalização espalhada por um dos maiores estados do país.


O chefe regional não era apenas um administrador

Essa distinção é importante.

Chefiar uma Inspetoria Regional significava:

distribuir trabalho;

supervisionar inspetores;

harmonizar interpretações;

acompanhar estabelecimentos;

responder à Diretoria central;

participar de comissões;

interagir com governos estaduais;

dialogar com produtores e industriais.

Era, ao mesmo tempo:

gestão;

técnica;

e política pública.


A carreira funcional: Classe L

Em registros do início dos anos 1940, José Januário aparece como Inspetor Classe L.

Como já vimos no caso de Augusto de Oliveira Lopes, essas letras pertenciam à estrutura funcional do serviço público federal.

Não indicavam categoria de estabelecimento ou nível técnico do produto.

Indicavam posição na carreira.

Pouco depois, sua trajetória funcional avançaria.


Da Classe L para a Classe M

Um boletim do Ministério da Agricultura referente às promoções da carreira de Inspetor de Produtos de Origem Animal mostra José Januário entre os candidatos à passagem da:

Classe L para a Classe M.

Na mesma relação aparecem:

Otto Magalhães Pecego;

Paulo Fróes da Cruz;

Eduardo Ribeiro de Queiroz;

Henrique Blanc de Freitas.

Esse documento é extraordinariamente importante.

Ele reúne, numa única lista funcional, grande parte da geração que Pardi identificaria posteriormente como responsável pela primeira estrutura regional da inspeção.


1943: Classe M

Em agosto de 1943, documentação oficial já registra José Januário Carneiro Filho como:

Inspetor de Produtos de Origem Animal — Classe M — da Inspetoria Regional em Belo Horizonte.

Foi designado para representar a Diretoria no II Congresso Brasileiro de Veterinária, realizado na própria capital mineira.

A presença nesse congresso revela outra dimensão.

Ele não era apenas administrador.

Participava da comunidade científica e profissional da Medicina Veterinária.


Ciência, inspeção e congressos

Os congressos veterinários daquela época tinham importância muito maior do que simples encontros profissionais.

Era ali que circulavam:

novas técnicas;

pesquisas;

experiências de campo;

propostas legislativas;

tecnologias industriais.

Para uma área que ainda estava consolidando sua literatura nacional, esses encontros eram fundamentais para disseminar conhecimento.

José Januário participava desse circuito.

E posteriormente passaria também a representar o Brasil no exterior.


1943: premiar a indústria que melhorava

Outra função interessante aparece em setembro daquele mesmo ano.

José Januário foi designado presidente de uma comissão destinada a avaliar a concessão de prêmios de estímulo a industriais de produtos de origem animal da Inspetoria Regional de Belo Horizonte.

A comissão incluía outros profissionais da inspeção.

Esse detalhe revela uma dimensão muitas vezes esquecida.

A fiscalização não operava apenas por punição.

O Estado também criava mecanismos para estimular modernização e boas práticas industriais.


Fiscalização e indução econômica

Esse modelo é historicamente interessante.

O poder público pode:

interditar;

condenar;

autuar.

Mas também pode:

premiar;

reconhecer;

estimular;

orientar.

A inspeção passa a funcionar não apenas como barreira.

Torna-se também instrumento de transformação tecnológica da indústria.

José Januário estava inserido nessa lógica.


A especialização em leite

Com o passar dos anos, sua relação com laticínios se aprofundou.

Uma publicação de 1958 o descreveu como:

“um dos mais completos técnicos brasileiros em assuntos leiteiros.”

Essa afirmação não surge apenas como elogio genérico.

A fonte apresenta uma trajetória concreta de aperfeiçoamento internacional.


A Europa como laboratório de aprendizagem

José Januário realizou estudos e visitas técnicas em centros europeus de referência em laticínios.

A documentação registra trabalhos sob orientação do professor Keilling, descrito como autoridade internacional no setor.

Também visitou:

fábricas de laticínios da Dinamarca;

a estação experimental de Hillerød;

o Colégio Real de Agricultura e Veterinária;

instalações e empresas especializadas em equipamentos, como Alfa-Laval e Silkeborg.

Isso demonstra algo importante.

A modernização brasileira não ocorreu isoladamente.

A inspeção buscava tecnologia onde ela estava mais avançada.


O que a Dinamarca significava

A Dinamarca já possuía tradição extraordinária na indústria leiteira.

Cooperativismo.

Padronização.

Manteiga.

Queijos.

Equipamentos.

Controle de qualidade.

Estudar aquele sistema significava observar como:

produção;

tecnologia;

inspeção;

e organização econômica

podiam trabalhar juntas.

Essa experiência certamente era relevante para Minas Gerais, cuja indústria leiteira também estava crescendo rapidamente.


Máquinas também fazem parte da segurança do alimento

A visita a empresas como Alfa-Laval não era turismo industrial.

O equipamento modifica o risco.

Separadores.

Pasteurizadores.

Trocadores de calor.

Tanques.

Sistemas de limpeza.

Máquinas de processamento.

A segurança sanitária depende também da engenharia.

Esse princípio se tornaria cada vez mais importante no século XX.

José Januário estava acompanhando essa transformação diretamente nos centros industriais europeus.


Entre 1939 e 1956: uma carreira internacional

A mesma fonte registra sua participação em delegações científicas brasileiras em congressos realizados em:

Zurique;

Estocolmo;

Paris;

Roma;

e outros centros europeus.

Entre aproximadamente 1939 e 1956, José Januário manteve contato repetido com a ciência e a técnica internacionais relacionadas à:

Medicina Veterinária;

Zootecnia;

Laticínios.

Isso o diferencia dentro da primeira geração da inspeção.

Era um administrador regional com forte conexão internacional.


1946: Classe N

A carreira funcional continuaria avançando.

Um Boletim de Pessoal de 1946 já registra José Januário Carneiro Filho como:

Inspetor de Produtos de Origem Animal — Classe N.

Na estrutura daquele período, tratava-se de posição superior da carreira.

Isso reforça a ideia de uma trajetória construída dentro do próprio corpo técnico do Ministério.


Da Classe L à Classe N

A progressão documentada permite visualizar:

Classe L → Classe M → Classe N.

Ou seja, José Januário percorreu posições superiores da carreira especializada de Inspetor de Produtos de Origem Animal.

Isso é diferente de simplesmente receber um cargo político.

Sua autoridade foi construída dentro da estrutura técnica.


1947: por que aparece nova designação?

Em janeiro de 1947, a Portaria nº 17 designou José Januário para exercer a função de Inspetor-Chefe da Inspetoria Regional em Belo Horizonte.

O documento o identifica como:

ocupante da Classe N da carreira de Inspetor de Produtos de Origem Animal.

À primeira vista, poderíamos interpretar isso como sua chegada à chefia.

Mas sabemos que ele já era inspetor-chefe anos antes.

Portanto, a designação de 1947 deve ser entendida no contexto de reorganização funcional promovida pelo Decreto nº 20.504/1946.

Não se trata do começo de sua liderança em Minas.

É uma formalização dentro de uma nova estrutura administrativa.


Esse detalhe muda a biografia

A formulação correta não é:

“Em 1947 José Januário assumiu Minas Gerais.”

Mas:

“José Januário já dirigia a Inspetoria Regional de Belo Horizonte desde pelo menos a década anterior; em 1947, sua chefia foi formalmente enquadrada na reorganização administrativa então vigente.”

Essa diferença parece pequena.

Historicamente, é enorme.


1947: a Usina Central de Leite

No mesmo ano, José Januário aparece num episódio particularmente revelador.

O Decreto estadual mineiro nº 2.373, de 7 de janeiro de 1947, criou uma comissão para estudar a reorganização da Usina Central de Leite.

Entre os integrantes estavam:

o Diretor do Departamento Estadual de Saúde;

representantes da assistência médico-social;

dirigentes da Secretaria da Agricultura;

e

José Januário Carneiro Filho, Inspetor-Chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura.

Essa composição é extraordinária.

Saúde pública.

Agricultura.

Inspeção federal.

Gestão industrial.

Todos reunidos em torno do leite.


O leite como problema de Estado

A Usina Central de Leite não era apenas uma fábrica.

Era parte da infraestrutura de abastecimento urbano.

Reorganizá-la significava discutir:

produção;

industrialização;

qualidade;

distribuição;

gestão;

cooperativismo;

saúde pública.

O decreto autorizava inclusive estudar eventual arrendamento da Usina a cooperativa, sociedade ou empresa considerada idônea.

José Januário estava ali porque a dimensão sanitária não poderia ser separada da econômica.


Não devemos dizer que ele “pacificou a bacia leiteira”

O material-base utiliza expressões como:

“pacificar critérios de higiene”

e

“enquadrar matadouros municipais nos padrões federais”.

São formulações narrativamente fortes.

Mas não localizamos documentação suficiente para atribuir esses resultados pessoalmente a José Januário.

Sua chefia, supervisão e participação em comissões são documentadas.

Os efeitos específicos precisam ser tratados como resultado do sistema e das equipes sob sua coordenação, não como ações individuais sem prova direta.

Isso mantém a narrativa forte sem produzir heroização artificial.


Um dirigente que formava outros profissionais

A publicação de 1958 registra também sua participação em:

bancas examinadoras;

concursos para cátedras;

escolas de Veterinária;

escolas de Agronomia;

comissões técnicas.

Ou seja, a influência de José Januário ultrapassava a Inspetoria.

Ele também participava da seleção e formação da geração seguinte.

Esse padrão aparece repetidamente entre os grandes nomes que estamos estudando.

O servidor público era simultaneamente:

fiscal;

gestor;

especialista;

professor;

avaliador.


Produção científica e divulgação técnica

A mesma fonte de 1958 afirma que José Januário produzia trabalhos de:

pesquisa;

divulgação científica;

aplicação prática.

E que sua literatura técnica circulava nacional e internacionalmente.

Essa dimensão merece uma futura pesquisa bibliográfica específica.

Até o momento, temos evidência segura de sua reputação científica, mas ainda não consolidamos uma bibliografia completa de sua autoria.

Essa é uma linha que vale aprofundar posteriormente.


1958: reconhecimento francês

Um dos momentos mais significativos de sua carreira ocorreu quando o governo francês lhe concedeu o grau de:

Officier du Mérite Agricole — Oficial do Mérito Agrícola.

A distinção era concedida pelo Ministério da Agricultura francês a pessoas consideradas relevantes por serviços prestados à agricultura.

Para um veterinário brasileiro especializado em laticínios, o reconhecimento tinha forte significado.

A França era referência histórica em:

Veterinária;

microbiologia;

produção agropecuária;

tecnologia de alimentos.


O técnico regional torna-se referência internacional

Existe algo particularmente interessante nessa trajetória.

José Januário não deixou de ser chefe regional para se tornar cientista.

Nem abandonou a inspeção para atuar internacionalmente.

As duas coisas coexistiam.

Ele dirigia uma estrutura regional.

E, ao mesmo tempo:

visitava laboratórios europeus;

participava de congressos;

estudava tecnologias;

trazia conhecimento de volta.

Isso mostra como a inspeção brasileira começava a se conectar às redes científicas internacionais.


A longa permanência em Minas Gerais

Talvez o elemento mais impressionante de sua carreira seja a continuidade.

A publicação de 1958 dizia que ele dirigia a Inspetoria desde 1934.

Se tomarmos essa informação como referência, são mais de duas décadas acompanhando a transformação da indústria mineira.

Poucos dirigentes conseguem permanecer tempo suficiente para testemunhar mudanças dessa magnitude.


O estado mudou diante dele

Durante esse período:

cresceu a produção leiteira;

expandiram-se cooperativas;

a pasteurização se difundiu;

equipamentos industriais foram modernizados;

normas sanitárias ficaram mais rigorosas;

o SIF se consolidou;

surgiu a Lei nº 1.283/1950;

foi publicado o RIISPOA de 1952.

José Januário acompanhou tudo isso na chefia regional.

Sua carreira é, portanto, quase uma janela para a própria transformação da inspeção em Minas Gerais.


O reconhecimento posterior do setor de laticínios

Décadas depois, o próprio setor científico mineiro preservou sua memória.

Durante o VI Congresso Nacional de Laticínios, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes prestou homenagem à memória de José Januário Carneiro Filho.

A homenagem deu origem à publicação de uma síntese de sua trajetória profissional, apresentada por seu irmão Victor Carneiro.

Isso é particularmente significativo.

A memória de José Januário não ficou restrita aos arquivos do Ministério.

Foi preservada pela própria comunidade de ciência e tecnologia do leite.


O Instituto Cândido Tostes

Esse detalhe merece atenção.

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes se tornaria uma das instituições brasileiras mais importantes na:

formação de técnicos;

tecnologia de leite;

pesquisa;

qualidade;

desenvolvimento industrial.

Ser homenageado nesse ambiente significa que José Januário era reconhecido não apenas como burocrata da inspeção.

Mas como personagem da própria evolução tecnológica da indústria leiteira.


Um dos primeiros chefes regionais do SIF

Voltemos ao testemunho de Pardi.

Quando ele enumera os primeiros chefes regionais, José Januário aparece ao lado de:

Otto Pecego;

Eduardo Ribeiro de Queiroz;

Paulo Fróes da Cruz.

Essa associação permite compreender sua dimensão nacional.

Os quatro representam a territorialização inicial do serviço.

São Paulo.

Minas Gerais.

Paraná.

Rio Grande do Sul.

As regiões-chave da pecuária e da industrialização de produtos animais.


Não apenas carne

Existe ainda uma lição importante para nossa série.

Quando falamos em SIF, frequentemente pensamos primeiro em frigoríficos.

José Januário lembra que a história da inspeção federal também é profundamente:

uma história do leite.

E Minas Gerais é central nesse capítulo.


Da fazenda ao consumidor

A cadeia leiteira talvez seja uma das melhores demonstrações do conceito que existe “além do carimbo”.

Porque um selo numa embalagem só pode significar alguma coisa se antes existirem:

rebanhos saudáveis;

ordenha higiênica;

transporte adequado;

resfriamento;

pasteurização;

equipamentos corretamente projetados;

análises;

controle microbiológico;

fiscalização.

José Januário passou décadas trabalhando nesse sistema.


A ligação entre inspeção e tecnologia

Sua especialização internacional mostra também que inspecionar não significa apenas conhecer legislação.

Um bom inspetor de laticínios precisa compreender:

temperatura;

tempo;

pasteurização;

separação centrífuga;

fermentação;

equipamento;

higienização;

processamento.

A inspeção é inseparável da tecnologia.

Essa visão seria posteriormente aprofundada por Pardi, Elmo e outras gerações.

José Januário já a praticava muito antes.


José Januário e Pardi

Existe aqui uma relação histórica interessante.

José Januário pertence à geração anterior.

Pardi o reconhece entre os grandes chefes da primeira fase regional da inspeção.

A geração de José Januário construiu:

estrutura;

presença territorial;

rotina fiscalizatória.

A geração de Pardi aprofundaria:

ciência;

estatística;

epidemiologia;

tecnologia.

Uma não substituiu a outra.

Uma se apoiou na anterior.


A genealogia continua

Dentro da nossa série, José Januário pode ocupar uma posição muito clara:

Claude Rebourgeon — introdução da ciência veterinária experimental.

Muniz de Aragão — Veterinária Militar e saúde animal como questão estratégica.

Parreiras Horta — laboratório e defesa sanitária civil.

Franklin de Almeida — fiscalização científica das carnes.

Henrique Blanc — integração entre sanidade, fronteira e inspeção.

Otto Pecego — territorialização e profissionalização da inspeção.

José Januário Carneiro Filho — consolidação regional e especialização em laticínios.

Augusto de Oliveira Lopes — administração central do sistema.

Pardi — cientificização.

Iacir — padronização operacional.

Elmo — tecnologia.

José Christovam — engenharia sanitária e escala nacional.

Não é uma sucessão administrativa.

É uma sucessão de capacidades.


O verdadeiro legado de José Januário Carneiro Filho

Sua contribuição pode ser compreendida em sete dimensões.

A primeira é territorial.

Foi um dos chefes da primeira geração de Inspetorias Regionais da inspeção federal.

A segunda é administrativa.

Coordenou equipes distribuídas por Minas Gerais durante longo período.

A terceira é técnica.

Especializou-se profundamente em leite e derivados.

A quarta é internacional.

Buscou formação e intercâmbio em alguns dos principais centros europeus de ciência e tecnologia de laticínios.

A quinta é institucional.

Participou de comissões relacionadas a modernização industrial e abastecimento.

A sexta é formadora.

Participou de congressos, bancas e atividades de seleção e formação profissional.

A sétima é científica.

Produziu e divulgou conhecimento técnico sobre laticínios e inspeção.


O inspetor que permaneceu

Talvez seja essa a palavra que melhor define José Januário.

Permanência.

Uma Inspetoria não se constrói em uma semana.

Uma indústria não se moderniza com uma portaria.

Uma cultura sanitária não se cria com uma fiscalização.

É preciso:

voltar;

corrigir;

ensinar;

harmonizar;

acompanhar;

formar;

repetir.

José Januário fez isso durante décadas.


Além do Carimbo

Quando hoje vemos um produto lácteo com selo de inspeção, enxergamos apenas o resultado final.

Não vemos o veterinário percorrendo estradas do interior na década de 1940.

Não vemos fábricas pequenas sendo visitadas.

Não vemos relatórios enviados a Belo Horizonte.

Não vemos um chefe regional viajando ao Rio para discutir problemas com a Diretoria do DIPOA.

Não vemos pesquisadores brasileiros visitando fábricas dinamarquesas.

Não vemos congressos em Zurique, Paris ou Roma.

Não vemos a tentativa de adaptar tecnologia estrangeira às condições brasileiras.

Mas tudo isso faz parte da história daquele selo.

José Januário Carneiro Filho pertenceu à geração que transformou a inspeção federal em presença territorial.

E, em Minas Gerais, essa presença encontrou um de seus maiores desafios:

o leite.

Foi ali que sua carreira ganhou dimensão técnica própria.

Do inspetor funcional ao chefe regional.

Da Classe L à Classe N.

Da fiscalização local ao intercâmbio internacional.

Da administração à tecnologia.

José Januário demonstrou que inspeção não é apenas verificar se uma norma foi cumprida.

É compreender profundamente a cadeia que se pretende fiscalizar.

Esse talvez seja seu maior legado.

Um dos primeiros grandes chefes regionais da inspeção brasileira.

E um dos profissionais que ajudaram a aproximar definitivamente:

Medicina Veterinária, tecnologia de laticínios, indústria e saúde pública.

Mais um dos rostos fundamentais da história que existe além do carimbo.


Fontes e referências consultadas

PARDI, Miguel Cione. Entrevista publicada na Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Ao reconstruir a consolidação da inspeção, Pardi identifica José Januário Carneiro Filho como um dos primeiros chefes regionais, responsável pela Inspetoria de Belo Horizonte.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Boletim do Pessoal, 1941. Registra José Januário como Inspetor Classe L e chefe da Inspetoria Regional em Belo Horizonte, documentando inclusive deslocamento para serviço junto à Diretoria do DIPOA no Rio de Janeiro.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Boletim do Pessoal, 1942. Documenta a rede de fiscalização da Inspetoria Regional de Belo Horizonte, com inspetores atuando em fábricas de laticínios e produtos cárneos em diferentes municípios mineiros.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Boletim do Pessoal — promoções. Registra José Januário entre os Inspetores de Produtos de Origem Animal Classe L concorrendo à promoção para Classe M, junto a Otto Pecego, Paulo Fróes da Cruz, Eduardo Ribeiro de Queiroz e Henrique Blanc de Freitas.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Boletim do Pessoal, agosto de 1943. Registra José Januário como Inspetor Classe M da Inspetoria Regional de Belo Horizonte e integrante da representação do DIPOA no II Congresso Brasileiro de Veterinária.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Portaria nº 77, setembro de 1943. Designa José Januário para presidir comissão responsável por avaliar concessão de prêmios de estímulo a industriais de produtos de origem animal da Inspetoria Regional de Belo Horizonte.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Boletim do Pessoal, 1946. Registra José Januário como Inspetor de Produtos de Origem Animal Classe N.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Boletim do Pessoal, 1947. Portaria nº 17 registra José Januário, Classe N, designado para exercer função de Inspetor-Chefe da Inspetoria Regional de Belo Horizonte dentro da reorganização administrativa vigente.

MINAS GERAIS. Decreto nº 2.373, de 7 de janeiro de 1947. Nomeia José Januário, Inspetor-Chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, para comissão destinada a estudar a reorganização da Usina Central de Leite.

REVISTA DOS CRIADORES, setembro de 1958. Perfil de José Januário por ocasião de sua promoção pelo governo francês ao grau de Oficial do Mérito Agrícola. Registra sua chefia da Inspetoria Regional de Belo Horizonte desde 1934, formação e visitas técnicas na Europa, participação em congressos internacionais e reputação como especialista em laticínios.

INSTITUTO DE LATICÍNIOS CÂNDIDO TOSTES / Congresso Nacional de Laticínios. Homenagem póstuma a José Januário Carneiro Filho, com síntese de sua trajetória profissional apresentada por Victor Carneiro.

Comentários

Deixe um comentário

Veja também

Ver tudo [ -> ]

Descubra mais sobre ALÉM DO CARIMBO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo